HISTORIA REGISTRO/ACERVO ASSOPHIA/GINASIO NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
Lorena Pereira Almada
GINÁSIO COMERCIAL N S DOS NAVEGANTES
- EM 24/2/1964 FOI REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO PARA A CRIAÇÃO DA “SOCIEDADE DE AMIGOS DE ARAMBARÉ”, VISANDO A FILIAÇÃO JUNTO À “CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUÍTOS” (CNEG) – MOVIMENTO ESTE LIDERADO PELO PADRE CUNIBERTO PUHL – 23 PESSOAS FIZERAM PARTE DESTA ASSEMBLÉIA, PRATICAMENTE TODOS OS REPRESENTANTES DAS FAMÍLIAS TRADICIONAIS DA VILA DO ARAMBARÉ: DIAS, SCHERER, PEREIRA, GONÇALVES, FREITAS, QUEVEDO, NAZARI, PASSONI, MENDES, HOFFSTATER, MUNIZ, GARCIA, BUCHAIN, MACHADO, E, OUTRAS...
- INICIARAM-SE, NESTE MESMO ANO, AS TRATATIVAS PARA CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DO CNEG, QUE ERAM:
1 – NO MÍNIMO 100 SÓCIOS NA “SOCIEDADE DE AMIGOS”, COM CONTRIBUIÇÃO MÍNIMA DE CR$ 50,00 E MÁXIMA DE CR$ 500,00.
2 – DOAÇÃO PARA O CNEG DE UMA FRAÇÃO DE TERRA NÃO INFERIOR A 2.000 m2 (NÃO CUMPRIDA), NEGOCIADA POSTERIORMENTE.
3 – PROFESSORES LOCAIS.
4 – COMPROMISSO DO GOVERNO MUNICIPAL COM QUANTIA ANUAL.
5 – COMPROMISSO COM O GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL, IGUALMENTE COM QUANTIA ANUAL.
FOI ELEITA A PRIMEIRA DIRETORIA DA SOCIEDADE COMPOSTA POR: PADRE PUHL, OSWALDO MATZEMBACKER, CÉLIO GONÇALVES DA SILVA, LUIZ LEIFRITZ, JOSÉ SCHERER E EDY SCHERER.
- O GINÁSIO INICIOU NESTE MEMO ANO (64) SEU FUNCIONAMENTO, SEDIADO NO GRUPO ESCOLAR DR. DONÁRIO LOPES E TINHA COMO QUADRO DE PESSOAL:
DIREÇÂO: PADRE PUHL – SECRETÁRIA: PROFESSORA RUTH LÉLIS – PROFESSORES: RUTH LÉLIS,KLÉA RAMIL PEREIRA, DR. AMARILIO MOREIRA (PREFEITO DE CAMAQUÃ), DR. OSWALDO LESSA DA ROSA, RAUL CASTRO FINGER, - TODOS VOLUNTÁRIOS,- INICIOU-E ASSIM A PRIMEIRA SÉRIE GINASIAL.
- EM 6 DE MARÇO DE 1965, O PD. PUHL CAPITANEOU 19 CAMINHÕES, QUE TRANSPORTARAM, EM COMBOIO, 1.900 PEDRAS DE GRANITO DA PEDREIRA DE OSWALDO DA ROSA, DE CAMAQUÃ PARA ARAMBARÉ , PARA AS OBRAS QUE INICIAVAM.- MESES DEPOIS, A 15 DE AGOSTO, A ASSOCIAÇÃO RURAL DE CAMAQUÃ TROUXE PARA A PRAÇA DA IGREJA DE ARAMBARÉ 40 TERNEIROS E NOVILHOS PARA SEREM LEILOADOS EM BENEFÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO. NO ANO SEGUINTE, EM ABRIL, O PREFEITO DE CAMAQUÃ, AMARÍLIO BORGES MOREIRA, PRESIDIU O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO FUTURO ESTABELECIMENTO.
- O PADRE PUHL, COM SUA LIDERANÇA, ENVOLVEU SEUS PAROQUIANOS, TENDO, INCLUSIVE, MONTADO UMA OLARIA NA QUAL ELE E A COMUNIDADE FABRICAVAM TIJOLOS PARA A EDIFICAÇÃO DO PRÉDIO. NA ÉPOCA FORAM FEITOS CARTAZES DISTRIBUIDOS COM OS DIZERES:
“VAMOS CONSTRUIR O GINÁSIO” E “POVO SEM CULTURA NÃO VAI EM FRENTE”.
- COM BASTANTE DIFICULDADE FOI FUNCIONANDO O GINÁSIO, EM 1.967 JÁ FUNCIONANDO AS 4 SÉRIES E FORMANDO A 1ª TURMA,- TINHA ENTÃO CERCA DE 70 ALUNOS.- SENDO A 1ª. FORMATURA REALIZADA NO HALL DO NOVO GINÁSIO, SENDO O PARANINFO O PD. PUHL
– CADA FORMANDO RECEBEU UMA BÍBLIA COM A DEDICATÓRIA: “FAZE ISTO E VIVERÁS”!
- EM 1968 – PD. PUHL INICIOU AS PROVIDÊNCIAS PARA ABERTURA DE UMA ESTRADA DE
ARAMBARÉ À STA. RITA DO SUL, ENCURTANDO A DISTÂNCIA DA ESTRADA , EM ESTAD0
PRECÁRIO, DE 37 PARA 17 KM, ESTRADA ESTA TRAÇADA POR ELE,- CUJA FINALIDADE NÃO ERA APENAS ENCURTAR DISTÂNCIA, MAS SIM, OPORTUNIZAR MELHORES CONDIÇÕES À POPULAÇÃO DE STA. RITA DO SUL E DAR ACESSO À ESCOLA PARA OS ALUNOS DAQUELE DISTRITO.
- ENCONTRANDO DIVERSAS DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DESTE ARROJADO PROJETO, APELOU EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO, NA PESSOA DO DEP, COLESTINO GOULART, COM UMA CARTA QUE FOI LIDA EM PLENÁRIO E TRANSCRITA NOS ANAIS DAQUELA CASA, ONDE DIZIA, ENTRE OUTRAS COISAS, O CÔNEGO PUHL: “OS SENHORES DESAPROPRIEM A ÁREA DE TERRAS NECESSÁRIAS QUE EU E MEU POVO CONSTRUIREMOS A ESTRADA” E ASSIM O FEZ!
DESTA FORMA, CONSEGUIU SEU INTENTO E A ESTRADA FOI ABERTA OFICIALMENTE EM
29/01/1973 – SOLENIDADE A 4 KM DE ARAMBARÉ, JUNTO À SANGA DO BREJO, COM A
INAUGURAÇÃO DA PONTE,- DURANTE ADMINISTRAÇÃO DE JOSÉ GODOY NETO – PREFEITO DE CAMAQUÃ.
- DURANTE SEU FUNCIONAMENTO O GINÁSIO SOBREVIVIA FINANCEIRAMENTE COM:
-CONTRIBUIÇÃO DO ASSOCIADOS DA “SOCIEDADE DE AMIGOS DE ARAMBARÉ”
- MATRÍCULA DOS ALUNOS
- CONTRIBUIÇÃO DE VERBAS DOS DEPUTADOS ESTADUAIS E VEREADORES
- COOPERAÇÃO EXPONTÂNEA DA COMUNIDADE
- EM 1971 – COM MAIS UM ESFÔRÇO PESSOAL DO PADRE PUHL, FOI IMPLANTADO O
“MOBRAL”, QUE POR FALTA DE ESPAÇO NO PRÉDIO DO GINÁSIO, FUNCIONOU NO GRUPO ESCOLAR DR DONÁRIO LOPES.
- EM 1972, JÁ COM BASTANTES DIFICULDADES FINANCEIRAS, FOI PROPOSTO AO ESTADO A ENCAMPAÇÃO DO GINÁSIO COMERCIAL N. S. DOS NAVEGANTES, - SENDO ACEITA A PROPOSTA FICOU A PARTE ADMINISTRATIVA COM A ASSOCIAÇÃO, OS BENS IMÓVEIS CONTINUARAM DE PROPRIEDADE DA ARQUIDIOCESE, E, O ESTADO EM CONTRA-PARTIDA PAGANDO 1/2 SALÁRIO MÍNIMO POR DEPENDÊNCIA OCUPADA. – ÍTEM ESTE QUE NÃO CUMPRIU, LEVANDO EM 1974, COMO UM DOS MOTIVOS PARA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO GINÁSIO, SENDO O OUTRO MOTIVO: A REFORMA DO ENSINO E EXTINÇÃO DAS 4 SÉRIES GINASIAIS.
- NESTES 10 ANOS DE FUNCIONAMENTO, FORMOU MUITOS ALUNOS, FILHOS DE ARAMBARÉ, QUE HOJE, MUITOS DELES, DETENTORES DE TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS AGRADECEM ÀQUELA INICIATIVA DO SAUDOSO CÔNEGO PUHL.
- NO ANO DE 1974, À 14 DE DEZEMBRO, ACONTECIA A ÚLTIMA FORMATURA NO GINÁSIO
- APÓS O ENCERRAMENTO DE SUAS ATIVIDADES O PRÉDIO PASSOU A SER USADO COMO “CASA DE RETIROS” PARA JOVENS DO C.L.J. E DO ONDA E TAMBÉM DE MOVIMENTOS DE CASAIS DE CAMAQUÃ, - TAMBÉM DESTINOU-SE COMO ALOJAMENTO DAS FÔRÇAS DE SEGURANÇA DA BRIGADA MILITAR DURANTE OS PERÍODOS DE VERANEIO.
- DEPOIS FUNCIONOU POR ALGUNS ANOS COMO SEDE ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL E POSTERIORMENTE INSTALOU-SE EM SUAS DEPENDÊNCIAS A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL.
- APÓS O ROMPIMENTO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO COM A MUNICIPALIDADE, PASSOU POR UM PERÍODO DE ABANDONO, SENDO QUE NO ANO DE 20 FOI O PRÉDIO VENDIDO PELA PARÓQUIA PARA UM EMPRESÁRIO LOCAL, TERMINANDO ASSIM, SEU USO PELA COMUNIDADE QUE JUNTO COM O PADRE PUHL, COM SUAS MÂOS E TRABALHO O EDIFICARAM.
- AGORA, EM AGÔSTO DE 2022, APÓS NEGOCIAÇÕES A MUNICIPALIDADE POR MEIO DE
PERMUTA DE OUTROS IMÓVEIS E COM A APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES, TOMA POSSE EM DEFINITIVO DO PRÉDIO, FAZENDO-O RETORNAR À COMUNIDADE DE ARAMBARÉ,
ONDE IRÁ FUNCIONAR O COMPLEXO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO.
(Colaboração da Edição: ASSOPHIA)
Sou memória viva desta fantástica iniciativa. Fui formanda da primeira turma. Sou grata ao Padre Puhl ter passado por Arambarė.
ResponderExcluirSó uma correção a Secretária do Ginásio foi Ruth Barneche.
A Ruth Lellis foi professora.
Eu Lorena Pereira Almada.