PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS




A historia, por mais isenta que possa parecer é inevitavelmente comprometida. Tanto a sua elaboração enquanto disciplina cientifica, como leitura, são hipóteses pautadas por compromissos políticos”. 



 SUMÁRIO. 


PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS  apos a enchente possibilitará a oportunidade do envolvimento, desenvolvimento e crescimento da comunidade de Arambaré para melhor avaliar e compreender o que representa esta área em seus vários aspectos como núcleo urbano e rural e suas características regionais com as necessidades do ambiente construído.

 

INTRODUÇÃO.


PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS , ao buscarmos analisarmos Arambaré é para melhor compreendermos o processo recente apos a enchente o desenvolvimento e crescimento que  ocorrera. Assim começamos a nos perguntar como isto se concretizara, dentro das peculiaridades urbanas e rurais, para melhor começarmos a fazer um exercício de futurologia, sobre que qualidade de vida encontrará no futuro. 

 Possibilitará a oportunidade do envolvimento, desenvolvimento e crescimento da comunidade de Arambaré para melhor avaliar e compreender o que representa esta área em seus vários aspectos como núcleo urbano e rural e suas características regionais com as necessidades do ambiente construído, será motivada pela necessidade de reflexão sobre a dinâmica das cidades, sobre a urbanização e suas técnicas que devem ser aplicadas para uma melhor contribuição para a conscientização da comunidade quanto ao valor da qualidade de vida,para podermos refletir na dinâmica de áreas urbanas que devem ser aplicadas para a orientação, com a interpretação das necessidades humanas. 


 OBJETIVO. 

 PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS  é um conjunto de unidades que vem desenvolvendo-se e transformando-se em busca de dimensionar os espaços existentes. Que podem ser o construído, fechado e, em maior ou menor grau, (salas de aula, oficinas, bares, restaurantes); o aberto, de uso coletivo (ruas, becos, áreas abertas de convivência, praça, jardins), estas duas referências servem para sinalizar e representar o urbano e rural presente e não estabelecer-se relações diferenciadas. 

As manifestações, características de um grupo a que servem para distingui-los, em relação a quem é de fora e para a comunidade de Arambaré, sempre estarão referidas a conceitos de “abertura” dos espaços. Estes espaços poderão se dar em locais públicos ou naqueles que, por força de um uso especial, poderão ser vistos “como se fossem públicos”: Jogos, reuniões, festas,congressos,seminários , encontros, cerimônias e atividades conjuntas que se oponham às idéias de privacidade e de intimidade encontram o seu lugar ideal. 


PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS  "

AVALIAÇAO. 

Os problemas das cidades, inseridas em contextos culturais pouco estratificados em processo acelerado de transformação com cortes profundos em áreas ambientais, demolições extensas, novas construções inadequadas, tem sido feitas nas cidades ao longo dos últimos anos, sem que fossem determinados por uma reflexão mais profunda, sem que fossem determinados por uma reflexão mais profunda, sem que tenham sido levadas em conta apelos, advertências e criticas fundamental de órgãos representativos. 

A sociedade, esta pagando um alto preço por este tipo de confusão, monotonia da chamada arquitetura contemporânea, na cópia de produtos industriais, nos modelos iguais em nome da economia da produção em massa. Há necessidade de refletir, que construir não implica necessariamente em fazer, não pressupõe sempre mudar, mas, muitas vezes, apenas conscientizar a conservar o já existente.

 Através do contato de novas técnicas, métodos, diagnósticos e padrões de analise tecnológica dos materiais e das condições locais é que poderemos dar início à reciclagem técnica e profissional, para melhor nos habilitarmos futuramente para trabalharmos em pesquisa e repassarmos o conhecimento para as futuras gerações. 

 PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS, quanto melhor estivermos habilitados hoje, melhor poderemos trabalhar. Caberá a Prefeitura Municipal de Arambaré através da seria  identificar atividades físicas, culturais e ambientais produtivas que passam pela revitalização e recuperações das edificações, assim como também pela utilização de áreas em espaço aberto. Arambaré como núcleo urbano ampliou-se mais ainda, no sentido de uma abrangência ainda maior visando a preservar o habitat ambiental e físico, inserido em uma cidade com sua paisagem natural e aquela que foi sendo edificada pelo homem, ao longo dos séculos. 


PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS MEIO AMBIENTE

E também de suma importância são as matas ciliares, no exemplo da ponte vemos que a mesma foi completamente desmatada em suas bordas auxiliando com o desmoronamento de terra nas cabeceiras, pois as árvores com suas raízes serviam para a terra de sustentação.

 Temos que  pensar em planos de replantio de matas nativas em áreas de bordas e escostas de afluentes. As matas ciliares, também conhecidas como vegetação ripária, são formações vegetais situadas nas margens de rios, lagos e outros corpos d'água. 

Sua importância é multifacetada. As matas ciliares ajudam a manter a qualidade da água ao filtrar sedimentos, nutrientes e poluentes antes que eles entrem nos cursos d'água. Isso reduz a contaminação e a turbidez da água, beneficiando tanto o ecossistema aquático quanto as comunidades humanas que dependem dessa água.

 A vegetação ciliar estabiliza as margens dos rios e lagos, evitando a erosão do solo. As raízes das plantas atuam como uma rede que segura o solo, prevenindo deslizamentos e a perda de terra. Sendo assim temos menos desmoronamentos e alagamentos nas margens.

As matas ciliares são habitats importantes para muitas espécies de fauna e flora, muitas das quais são exclusivas dessas áreas. Elas fornecem alimentos, abrigo e corredores ecológicos, facilitando o movimento e a dispersão de espécies. 

A vegetação ciliar influencia o microclima local, moderando temperaturas extremas e mantendo a umidade do ar. Isso é particularmente importante para os organismos aquáticos que são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. 

As plantas das matas ciliares participam da ciclagem de nutrientes, absorvendo nutrientes do solo e da água e devolvendo-os ao ambiente através da queda de folhas e outros detritos orgânicos. Isso contribui para a fertilidade do solo e a saúde dos ecossistemas aquáticos. As matas ciliares proporcionam paisagens naturais belas, que são valiosas para atividades recreativa como pesca, caminhadas, turismo ecológico e lazer.

 E principalmente a vegetação ciliar pode ajudar a mitigar o impacto de enchentes ao absorver a água das chuvas e retardar seu fluxo para os corpos d'água, diminuindo a velocidade e o volume das inundações. A preservação e recuperação das matas ciliares são essenciais para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e a saúde dos ecossistemas aquáticos, além de proporcionar benefícios diretos e indiretos às populações humanas.

Importante as ponderacoes do debate cientifico e catedratico para buscarmos amparos da ciencia .Mas sempre tenho a premissa de pensar globalmente mas buscar a agir localmente Pois estes esforcos serao catalisados para o coletivo.

Assim questoes locais necessitam serem apreciadas neste momento:

O flanco leste de arambare viu a lagoa em sua maior cota;

O flanco leste centro ficou com o arroio  na mesma cota da ponte;

O flanco sul viu o arroio do brejo avancar e unir se com a lagoa;

O flanco oeste tornou se a unica opcao de evacuacao caso houvesse necessidade;

Assim a preocupacao maior da populacao concentrou-se na Lagoa.

Sem ter atencao ao volume de agua que ingressou pela rua palmor almeida e ainda nos dutos proximos ao engenho estes dois passam pela BR se houvesse o rompimento como quase ocorreu .A parte central da cidade ficaria sem  corredor de evacuacao .Portanto urge que comecemos a refletir sobre açoes e solucoes a partir da ciencia para agirmos na nossa cidade

Santa Rita ...Caramuru/Cibislandia?CostaDoce/  merece tbem esta reflexao *

TEXTO/CUSTODIO/MORADOR ARAMBARE/RS * 


PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS:


 1- Levantamento e analise de aspectos físicos e ambientais para conhecimento do universo do trabalhado abrangendo: - Características físicas, econômicas, sociais, políticas e culturais, - Inventário e morfologia dos conjuntos arquitetônicos; 

 2- Pesquisa específica sobre elementos integrantes da paisagem ou do padrão arquitetônico nos espaços públicos: - Tipologias e técnicas, - Desenho e localização de mobiliário urbano, - Placas de sinalização, iluminação publica, arborização, etc.; 

3- Investigação de sítios naturais ligados que mereceriam proteção e reutilização adequadas; 

4- A serem pesquisados, conjuntos de documentos, equipamentos, produção cultural e econômica a ser pesquisada e avaliada a memória cultural da instalação de Arambaré; 

5- Análise em escala territorial para chegar ás precipitações arquitetônicas como com um sistema mais vasto de transformação e ocupação territorial, através de 5 perímetros a serem protegidos coincidindo com os sistemas paisagísticos, efetivar de forma real. 


PROPOSTA 

 O crescente aumento de necessidades da cidade de Arambare tem provocado, nas suas construções modificações na trama urbana, através do alargamento das vias ou da abertura de novas avenidas ou eixos viários, trazendo conseqüências ao acervo edificado e ao meio urbano.

 Procedimentos Metodológicos. 

1 – Estudo histórico e cultural : Levantamento de dados históricos sobre o município a ser trabalhado, através de : pesquisa bibliográfica, documental e fotográfica relativa às cidades (textos, gravuras, fotos, documentos de diversas épocas). 

2 - Estudo e proposta de intervenção:

 2.1. Estudos sócios - econômicos jurídicos e perfil administrativo do campus do vale;

 2.1.1. Crescimento, distribuição, densidade, tipo, antecedentes, composição; 

 2.2.2. Atividades, educação, costumes, condições de higiene, alimentação, anseios;

 2.3.3. Saúde, atividades produtivas, salubridade;

 2.4.5. Estudos comparativos das características da população nas diferentes épocas;

 2.5.6. Gráficos.

 3 - Verificação das transformações urbanas:

 3.1. Descaracterização construtiva; 

 3.2. Reconstituição das fases de desenvolvimento cronológico; 

 3.3. Transformação do solo.

 4 - Reconhecimento gráfico da área física dos núcleos urbano: 

4.1. Mapeamento; 

4.2. Sistema viário; 

4.3. Uso do solo; 

4.4. Zoneamento; 

 4.5. Salubridade;

 4.6. Fluxos de circulação;

 4.7. Equipamentos urbanos; 

 4.8. Atividades; 

 4.9. Tipo de propriedades de imóveis; 

 4.10. Tipologia das construções;

 4.11. Levantamento específico do “sítio histórico”;

 4.12. Evolução urbana; 

 4.13. Estudo das técnicas construtivas;

 4.14. Estudo morfológico da cidade.

 5 - Levantamento das edificações:

 5.1. Estado de conservação dos imóveis – comparativo; 5.2. Intervenção e descaracterização – transformação; 

 5.3. Pesquisa de diferentes períodos de construção; 

 5.4. Levantamento cronológico; 

 5.5. Levantamento tipológico de intervenção; 

 5.6. Documentação de diferentes técnicas construtivas; 

 5.7. Estudo de elementos diferentes compondo as épocas. 

6 - Determinar a localização de sítios arqueológicos e sítios naturais que potencialmente podem ser transformados em parques. 

7 7 - Verificar a configuração de eixos possíveis de penetração (solo, acesso, recursos hídricos, etc.);

 8 - Verificar a cronologia e sentido de ocupação;

 9 - Delimitações de perímetros de possível expansão do entorno dos eixos (topografia e distribuição);

 10 - Estudar vínculos físicos do território e sua formação do ambiente natural; 

11 - Realizar diagnostico das áreas em estudo, através de analise dos dados, acima considerados, hierarquizando e priorizando as intervenções. 

12 - Interpretação dos dados coletados. Definição das dificuldades futuras que possam interferir nas pretensões de não descaracterização das áreas e que visem orientar o desenvolvimento equilibrado. 


PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS

SUGESTÃO

Limpeza Urbana

A limpeza urbana envolve diversas ações de manutenção de áreas públicas, como parques, praças, ruas, avenidas e praias. Desse modo, ela faz parte dos serviços inseridos no saneamento básico, estando diretamente ligada a saúde pública e ambiental.

Ela tem o objetivo de deixar as cidades sempre limpas e seguras, prezando pelo bem-estar de seus moradores. Sendo assim, considerada um serviço essencial à população.

Limpeza urbana  de ruas, calçadas, avenidas, parques e entre outros. Apesar de esta ação ser a principal tarefa do serviço, visto que é responsável por recolher materiais como papéis e plásticos, é um trabalho que vai muito além.

Desse modo, alguns deles se tornam essenciais para a manutenção dos locais públicos. Como, por exemplo:

Limpeza de bueiros

A limpeza e desobstrução dos bueiros têm por objetivo garantir o escoamento das águas pluviais e impedir que materiais sólidos trazidos pelas chuvas sejam levados para ramais e galerias. Evitando que sejam entupidos e com grandes chances de causar enchentes. Além disso, evita transtornos que podem prejudicar a saúde pública.

Limpeza de praias

A limpeza urbana também consiste na manutenção das praias. Isso impede que mais materiais sejam depositados nos oceanos ao recolher aquilo que foi descartado por banhista ou trazido pelo mar.

Limpeza de vias públicas 

Realização  da limpeza do local para a desobstrução da via e para encaminhar os resíduos de maneira adequada. Assim, evita-se vetores de doença, mantendo a cidade  limpa.

Podas e capina

A poda é a ação de aparar o mato baixo, arbustos e pequenas árvores. Já a capina consiste em retirar a vegetação pela raiz para conter seu crescimento. Desse modo, é possível desobstruir os mecanismos de drenagem da água das chuvas e otimizar os espaços.

As duas técnicas são muito utilizadas em ruas sem asfalto, terrenos e nas margens de rios.

Como você pode contribuir com este serviço?

Você pode colaborar com o trabalho dos agentes de limpeza com pequenas ações no dia-a-dia, campanha de esclarecimento:

– Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, terrenos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bueiros e pode provocar enchentes;

– No trânsito, respeite os cones de sinalização. Eles estão ali para proteger os agentes de limpeza, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa e bonita;

– Respeite os dias e horários de coleta de lixo. Evite deixar o seu lixo na rua por mais tempo que o necessário, isso pode causar mau cheiro e a proliferação de transmissores de doenças;

– Embale corretamente seu lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado. Isso evita que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas;

– Proteja o vidro e outros materiais cortantes (estiletes, pregos, lâminas, etc.) com material resistente antes de colocá-los na sacola e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o agente de limpeza, mesmo que ele esteja usando as luvas protetoras.

Para atender às necessidades das cidades, é essencial que o sistema de limpeza urbana esteja de acordo com as particularidades de cada região, considerando dados demográficos, sociais, econômicos e ambientais.

Costumeiramente, esses serviços são atribuídos às secretarias de serviços públicos ou de obras de cada município, contando com a supervisão e gestão de técnicos capacitados. Além da utilização de materiais essenciais que auxiliam no processo de limpeza, como


CONCLUSÃO 

 Há necessidade de novas alternativas em defesa dos valores físicos, culturais sociais e ambientais na identidade de Arambaré,passam necessariamente pela Area Central,Caramuru,Cibislandia,Costa Doce e principalmente pela comunidade de Santa Rita , e comunidades rurais como integração do desenvolvimento e crescimento urbano.

As novas necessidades contemporâneas devera se adaptar  em função de uma realidade de investigação e experimentação, objetivando as gerações futuras á subsistência dos elos que estabeleceram a continuidade da corrente civilizadora, e que, darão ao homem, diante das mudanças da sociedade a sensação de segurança necessária em seu contínuo evoluir.

 É necessário, portanto, conservar os ambientes cujos valores o passado já tenha consagrado como indispensáveis ao equilíbrio emocional e crescimento cultural do homem, em sendo assim, é que nos propomos desenvolver PROPOSTA DE GESTÃO DE RECONSTRUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E AMBIENTAIS DA CIDADE DE ARAMBARE/RS e assim podermos ultrapassar o procedimento metodológico da nossa realidade e tentar atribuir novas perspectivas . 






 Arambaré/RS 

Outono  de 2024 

Jose Geraldo Vieira da Costa 

CAU Nº A221749-0

 Arquiteto e Urbanista

Credito das Fotos: Mendes Filho.

TEXTO/CUSTODIO/MORADOR ARAMBARE/RS * 

Colaboração / ARAMBARÈ - Vou te fotografar

Comentários