ADRIANO JACOB SCHERER
- FACE AOS ACONTECIMENTOS TEVE QUE AFASTAR-SE DA REGIÃO E DEDICOU-SE AO
PLANTIO DO ARROZ.- EM 1925 MORAVA EM CANOAS, JUNTO À PONTE SOBRE O RIO GRAVATAÍ
E PLANTAVA UMA LAVOURA DE ARROZ, EM SOCIEDADE COM SEU IRMÃO ROBERTO PAULO
SCHERER, EM UMA ÁREA DE MAIS OU MENOS 600 HA, DENOMINDA GRANJA BRIGADEIRA, ONDE
POSTERIORMENTE FOI CONSTRUIDO O AEROPORTO SALGADO FILHO.- EM 1930 VOLTOU PARA
SUA TERRA NATAL, ARRENDANDO TERRA DO DR. CARVALHO BASTOS, LÁ CONSTRUINDO O AÇUDE
SANTA BÁRBARA PARA IRRIGAÇÃO DA LAVOURA DE ARROZ QUE ESTAVA PLANTANDO.
- NESTE PERÍODO JÁ VINHA TRABALHANDO EM UMA MÁQUINA QUE
IDEALIZOU, ACOPLANDO UM TRATOR EM UMA TRILHADEIRA,COM A QUAL FAZIA EXPERIÊNCIAS
NA COLHEITA DO ARROZ.
- EM 1931 PASSOU A PLANTAR EM TERRAS PERTENCENTES A AMADO
PERES, TAMBÉM, NA PROXIMIDADE DA CIDADE. FOI NESSE ANO QUE CONSEGUIU TERMINAR A
MÁQUINA AGRÍCOLA QUE IDEALIZOU E CONSTRUIU. NO DIA 5 DE MAIO DAQUELE ANO, NA
PRESENÇA DE AUTORIDADES, CONVIDADOS E CONTERRÂNEOS, FOI REALIZADA A
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE SUA INVENÇÃO A “CEIFADEIRA E TRILHADIRA SCHERER”
CONCEBIDA E CONSTRUIDA POR ELE COM A COLABORAÇÃO DOS IRMÃOS FRANCISCO EMILIO, O
“NUTA”, E ROBERTO PAULO, FATO QUE OCORREU NA VÁRZEA DA SANTA BÁRBARA, NAS
PROXIMIDADES DO LOCAL ONDE HOJE É O MOINHO OLSON.
- O PEDIDO DE REGISTRO DE PATENTE DO INVENTO NO
MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO, FOI FEITO MEDIANTE DE DEPÓSITO
SOB O No. 11, DE 6/8/31, NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO R.G.SUL, ATRAVÉS
DE “MEMORIAL DESCRITIVO DE UMA MÁQUINA
AGRÁRIA DENOMINANDA “CEIFADEIRA E TRILHADEIRA SCHERER” E EM 11/8/32 A INVENÇÃO
DE ADRIANO SCHERER FOI PATENTEADA SOB O No. 20.589.

- NOS ANOS DE 1932/34, ADRIANO E O IRMÃO ROBERTO,
ARRENDARAM A FAZENDA” FLOR DA PRAIA”, DE FLORISBELO NETTO, LÁ IMPLANTANDO
GRANDES LAVOURAS DE ARROZ, E PARA ISSO, CONSTRUIRAM O AÇUDE ESTACADA. NO ANO
SEGUINTE RESOLVEU DEIXAR O IRMÃO ROBERTO SEGUIR SOZINHO NAQUELE LOCAL, EM RAZÃO
DE NEGÓCIO QUE FEZ COM AS FAMÍLIAS AZAUMBUJA E PEREIRA DA SILVA, LOCALIZADAS NO
GUARAXAIM, HOJE SANTA RITA DO SUL.
- EM 1935 INICIOU FASE IMPORTANTE DE SUAS ATIVIDADES . A
TENACIDADE E A CORAGEM ALIADOS A UMA CAPACIDADE INESGOTÁVEL DE TRABALHO,
FIZERAM COM QUE ADRIANO, A TESTA DA “ARROZEIRA SÃO FRANCISCO”, ESTENDESSE SUAS
LAVOURAS POR TODA ÁREA ARRENDADA:
AS FAZENDAS DA “QUINTA”, “SANTA TEREZA” E “SANTANA”.- SANEOU BANHADOS EM UMA
ÁREA APROXIMADA DE 3.000 HA, CONSTRUIU CANAIS DE IRRIGAÇÃO E ESGOTOS, QUE ATÉ
HOJE ESTÃO LÁ PARA ATESTAR SUA CAPACIDADE E VISÃO. COMO RESULTADO DISSO CHEGOU
A CULTIVAR APROXIMADAMENTE 2.000 QUADRAS DA CULTURA, COM UMA COLHEITA NA SAFRA
DE 1939 DE 200.000 SACOS DE ARROZ, RAZÃO PELA QUAL FOI CONSIDERADO O MAIOR
PLANTADOR DE ARROZ DA AMÉRICA DO SUL. PARA ISSO POSSUIA MAIS DE 50 TRATORES E
50 TRILHADEIRAS, ALÉM DE CENTENAS DE JUNTAS DE BOIS, PARA OS TRABALHOS DE
LAVRAÇÃO E PREPARO DE TERRAS EM ÁREAS DE
BANHADOS NAS QUAIS AS MÁQUINAS NÃO PODIAM ENTRAR.
- PARA CHEGAR A ESTE ESTÁGIO DE CULTURA, INSTALOU 3
MOTORES DEUTZ, A ÓLEO DIESEL, QUE MOVIMENTAVAM 3 BOMBAS DE 50, CADA UMA, EM
SEGUIDA ADQUIRIU UM LOCOMÓVEL DE 240 HP, DE UMA CHARQUEADA JUNTO AO RIO
CAMAQUÃ, NA PACHECA, QUE TINHA ENCERRADO SUAS ATIVIDADES. O TRANSPORTE DO
LOCOMÓVEL ATÉ A LAGOA DO GUARAXAIM ONDE FOI INSTALADO, FOI FEITO COM O CONCURSO
DE 4 TRATORES DE ESTEIRA, CONJUGADOS COM 40 JUNTAS DE BOIS, POR UM TRAJETO
TRAÇADO POR ADRIANO, ATRAVESSANDO PROPRIEDADS
RURAIS, SANGAS E BANHADOS, COM TORAS DE MADEIRA QUE ROLAVAM SOB A MÁQUINA,
RECOLOCANDO AS DETRAZ PARA A FRENTE, NUMA VERDADEIRA EPOPÉIA. DEPOIS DE
INSTALADO O LOCOMÓVEL PASSOU A MOVIMENTAR MAIS 4 BOMBAS “MERNACK” DE 50, PARA O
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS CAPTADAS NAQUELA LAGOA, CUJO JATO D’AGUA
ATINGIA 6 MTS.DE DISTÂNCIA.
= O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO QUE ERA FEITO QUASE QUE
EXCLUSIVAMENTE POR BARCOS, FOI
MODIFICADO, POIS ADRIANO CONSTRUIU COM RECURSOS PRÓPRIOS O ATERRO DA “TERRA
DURA”, A PONTE SOBRE O ARROIO JACARÉ E DEMAIS PONTES E BOEIROS NECESSÁRIOS, ATÉ
ATINGIR A ESTRADA CAMAQUÃ-ARAMBARÉ, PERMITINDO A ENTRADA DE CAMINHÕES PARA
ESCOAR A PRODUÇÃO.
- CONSTRUIU TODA A ESTRUTURA E INSTALAÇÕES DO COMPLEXO
AGRO-INDUSTRIAL DO GUARAXAIM E DE CONTRÔLE DA SALINIZAÇÃO DA LAGOA DO
GUARAXAIM, QUE TINHA LIGAÇÃO COM A
LAGUNA DOS PATOS NO LOCAL DENOMINADO”BARRINHA”, ONDE MANTINHA PERMANENTE
VERIFICAÇÃO, EFETUANDO SEU FECHAMENTO COM SACOS DE AREIA COLOCADOS NO LOCAL DE
ENTRADA D’ÁGUA, AO PRIMEIRO SINAL DE SALGA DA LAGUNA DOS PATOS.
- CONSTRUIU CASAS, ESCOLA PARA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS,
CONTRATOU PROFESSORA E INSTALOU UMA COOPERATIVA PARA FORNECIMENTO DE GÊNEROS
ESSENCIAIS AOS TRABALHADORES.- EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DE MOEDA-CORRENTE NA
LOCALIDADE, CIRCULAVA UMA MOEDA LOCAL CUNHADA POR ELE PRÓPRIO.
- NO ANO DE 1941 LANÇOU NO MERCADO BRASILEIRO O SISTEMA
DIRETO DE VENDA AO CONSUMIDOR, COM PRODUTO EMBALADO EM SACOS DE 1 E 2 KG, POR
ISSO MONTOU UMA FIRMA COM O NOME DE “ARROZ MARÚ”, CONSEGUINDO GRANDE ÊXITO NAS
VENDAS. ´A FATALIDADE, PORÉM, LHE RESERVAVA UMA TERRÍVEL SURPRESA, A MAIOR
ENCHENTE QUE ASSOLOU O RGSUL, FOI NAQUELE ANO, CAUSANDO-LHE ENORME PREJUÍZO,
MAS CONSEGUIU SALVAR PARTE DE SUA PRODUÇÃO , 100.000 SACOS DE ARROZ, ARMAZENADOS EM SANTA RITA DO SUL.- OUTRA PARTE
DE SUA PRODUÇÃO, 50.000 SACOS, ESTAVAM EM UM ARMAZÉM JUNTO AO RIO GUAÍBA EM
PORTO ALEGRE E FOI INUNDADO PERDENDO
20.000 SACOS QUE FICARAM MOLHADOS , POR ISSO NÃO CONSEGUIU PAGAR TODO O
FINANCIAMENTO DO BANCO.
- EM 1942, COM DÍVIDA DO ANO ANTERIOR, SÓ FOI LIBERADO
FINANCIAMENTO MEDIANTE A NOMEAÇÃO DE UM
INTERVENTOR, PARA ADMINISTRAR A GRANJA “SÃO FRANCISCO”, MAS INCONFORMADO COM
ESTA DECISÃO ADRIANO VIAJOU PARA O RIO
DE JANEIRO, PARA NEGOCIAR COM ALTA DIREÇÃO DO BANCO DO BRASIL.- LÁ ESTANDO
RECEBEU NOTÍCIAS DA SALGA DA LAGUNA DOS PATOS, PASSOU TELEGRAMA PARA O
INTERVENTOR PARA O FECHAMENTO DA “BARRINHA”. RECEBENDO RESPOSTA QUE ERA DESNECESSÁRIA
TAL PROVIDÊNCIA E QUEM ADMINISTRAVA ERA ELE.- DEMORANDO ALGUNS DIAS PARA
VOLTAR, AO CHEGAR DEPAROU-SE COM O IRREPARÁVEL: A ÁGUA SALGADA TINHA INVADIDO A
LAGOA DO GUARAXAIM E AS LAVOURAS ESTAVAM IRREMEDIAVELMENTE PERDIDAS. POUCAS
COISAS FORAM SALVAS AUMENTANDO MUITO A DÍVIDA COM O BANCO DO BRASIL, ASSIM NÃO
TEVE OUTRA ALTERNATIVA SENÃO AFASTAR-SE.
- MAS ADRIANO NÃO ESMORECEU, POIS EM 1943/44 PLANTAVA
ARROZ NO ESTADO DO GOIAS SEM FINANCIAMENTO OFICIAL, CONSEGUINDO JUNTAR ALGUM
CAPITAL, COM O QUAL NO ANO DE 1944 ESTABELECEU-SE COM O RAMO DE TRANSPORTE
COLETIVO, COM LIMOUSINES E DEPOIS EMPRESA DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO ATÉ O ANO
DE 1958, ARRENDOU TERRAS EM ITABORAÍ-RJ, ONDE IMPLANTOU UMA PLANTAÇÃO DE
LARANJAS.- AINDA EM 1958 PASSOU PARA O RAMO DE ALIMENTAÇÃO COM ESTABELECIMENTO NO RIO DE JANEIRO, ONDE
FORNECIA 500/600 REFEIÇÕES POR DIA.- NO ANO DE 1968 PASSOU PARA O RAMO DE MERCEARIA,
ONDE FOI ASSALTADO NO DIA 20/12/70, SENDO ATINGIDO POR UM TIRO FATAL QUE
RESULTOU EM SUA MORTE.
- ADRIANO RESIDIU NO RIO DE JANEIRO, MAS COM O CORAÇÃO ,
PENSAMENTO E ALMA SEMPRE VOLTADOS PARA CAMAQUÃ.
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