ADRIANO JACOB SCHERER

 


 

NO DIA 04 DE MARÇO DE 1900 NASCIA NO 4º. DISTRITO DE CAMAQUÃ-RS, UM DOS VULTOS DE MAIOR EXPRESSÃO NA ECONOMIA ARROZEIRA DO MUNICÍPIO, DO ESTADO E DO PAÍS, AQUELE QUE REVOLUCIONOU  LAVOURA ARROZEIRA, FOI ADRIANO J SCHERER, FILHODE LUIZ DELFINO SCHERER E DE ANA CRISTINA SCHERER.- NO ANO DE 1922 CONHECEU OLINDA SUSO, FILHA DE UM COMERCIANTE DA CIDADE, COM QUEM CASOU, LOGO APÓS O CASAMENTO ADRIANO ESTABELECEU-SE COM COMERCIO DE ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS, NA CIDADE.- MAS NÃO DUROU MUITO, POIS NA REVOLUÇÃO DE 1923, FOI EXPULSO DO LOCAL PELAS FORÇAS INVASORAS QUE CONQUISTARAM A CIDADE, TENDO QUE FUGIR.

- FACE AOS ACONTECIMENTOS TEVE  QUE AFASTAR-SE DA REGIÃO E DEDICOU-SE AO PLANTIO DO ARROZ.- EM 1925 MORAVA EM CANOAS, JUNTO À PONTE SOBRE O RIO GRAVATAÍ E PLANTAVA UMA LAVOURA DE ARROZ, EM SOCIEDADE COM SEU IRMÃO ROBERTO PAULO SCHERER, EM UMA ÁREA DE MAIS OU MENOS 600 HA, DENOMINDA GRANJA BRIGADEIRA, ONDE POSTERIORMENTE FOI CONSTRUIDO O AEROPORTO SALGADO FILHO.- EM 1930 VOLTOU PARA SUA TERRA NATAL, ARRENDANDO TERRA DO DR. CARVALHO BASTOS, LÁ CONSTRUINDO O AÇUDE SANTA BÁRBARA PARA IRRIGAÇÃO DA LAVOURA DE ARROZ QUE ESTAVA PLANTANDO.


- NESTE PERÍODO JÁ VINHA TRABALHANDO EM UMA MÁQUINA QUE IDEALIZOU, ACOPLANDO UM TRATOR EM UMA TRILHADEIRA,COM A QUAL FAZIA EXPERIÊNCIAS NA COLHEITA DO ARROZ.

- EM 1931 PASSOU A PLANTAR EM TERRAS PERTENCENTES A AMADO PERES, TAMBÉM, NA PROXIMIDADE DA CIDADE. FOI NESSE ANO QUE CONSEGUIU TERMINAR A MÁQUINA AGRÍCOLA QUE IDEALIZOU E CONSTRUIU. NO DIA 5 DE MAIO DAQUELE ANO, NA PRESENÇA DE AUTORIDADES, CONVIDADOS E CONTERRÂNEOS, FOI REALIZADA A APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE SUA INVENÇÃO A “CEIFADEIRA E TRILHADIRA SCHERER” CONCEBIDA E CONSTRUIDA POR ELE COM A COLABORAÇÃO DOS IRMÃOS FRANCISCO EMILIO, O “NUTA”, E ROBERTO PAULO, FATO QUE OCORREU NA VÁRZEA DA SANTA BÁRBARA, NAS PROXIMIDADES DO LOCAL ONDE HOJE É O MOINHO OLSON.

- O PEDIDO DE REGISTRO DE PATENTE DO INVENTO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO, FOI FEITO MEDIANTE DE DEPÓSITO SOB O No. 11, DE 6/8/31, NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO R.G.SUL, ATRAVÉS DE  “MEMORIAL DESCRITIVO DE UMA MÁQUINA AGRÁRIA DENOMINANDA “CEIFADEIRA E TRILHADEIRA SCHERER” E EM 11/8/32 A INVENÇÃO DE ADRIANO SCHERER FOI PATENTEADA SOB O No. 20.589.

 


 

- NOS ANOS DE 1932/34, ADRIANO E O IRMÃO ROBERTO, ARRENDARAM A FAZENDA” FLOR DA PRAIA”, DE FLORISBELO NETTO, LÁ IMPLANTANDO GRANDES LAVOURAS DE ARROZ, E PARA ISSO, CONSTRUIRAM O AÇUDE ESTACADA. NO ANO SEGUINTE RESOLVEU DEIXAR O IRMÃO ROBERTO SEGUIR SOZINHO NAQUELE LOCAL, EM RAZÃO DE NEGÓCIO QUE FEZ COM AS FAMÍLIAS AZAUMBUJA E PEREIRA DA SILVA, LOCALIZADAS NO GUARAXAIM, HOJE SANTA RITA DO SUL.

- EM 1935 INICIOU FASE IMPORTANTE DE SUAS ATIVIDADES . A TENACIDADE E A CORAGEM ALIADOS A UMA CAPACIDADE INESGOTÁVEL DE TRABALHO, FIZERAM COM QUE ADRIANO, A TESTA DA “ARROZEIRA SÃO FRANCISCO”, ESTENDESSE SUAS LAVOURAS         POR TODA ÁREA ARRENDADA: AS FAZENDAS DA “QUINTA”, “SANTA TEREZA” E “SANTANA”.- SANEOU BANHADOS EM UMA ÁREA APROXIMADA DE 3.000 HA, CONSTRUIU CANAIS DE IRRIGAÇÃO E ESGOTOS, QUE ATÉ HOJE ESTÃO LÁ PARA ATESTAR SUA CAPACIDADE E VISÃO. COMO RESULTADO DISSO CHEGOU A CULTIVAR APROXIMADAMENTE 2.000 QUADRAS DA CULTURA, COM UMA COLHEITA NA SAFRA DE 1939 DE 200.000 SACOS DE ARROZ, RAZÃO PELA QUAL FOI CONSIDERADO O MAIOR PLANTADOR DE ARROZ DA AMÉRICA DO SUL. PARA ISSO POSSUIA MAIS DE 50 TRATORES E 50 TRILHADEIRAS, ALÉM DE CENTENAS DE JUNTAS DE BOIS, PARA OS TRABALHOS DE LAVRAÇÃO E  PREPARO DE TERRAS EM ÁREAS DE BANHADOS NAS QUAIS AS MÁQUINAS NÃO PODIAM ENTRAR.

 


 

- PARA CHEGAR A ESTE ESTÁGIO DE CULTURA, INSTALOU 3 MOTORES DEUTZ, A ÓLEO DIESEL, QUE MOVIMENTAVAM 3 BOMBAS DE 50, CADA UMA, EM SEGUIDA ADQUIRIU UM LOCOMÓVEL DE 240 HP, DE UMA CHARQUEADA JUNTO AO RIO CAMAQUÃ, NA PACHECA, QUE TINHA ENCERRADO SUAS ATIVIDADES. O TRANSPORTE DO LOCOMÓVEL ATÉ A LAGOA DO GUARAXAIM ONDE FOI INSTALADO, FOI FEITO COM O CONCURSO DE 4 TRATORES DE ESTEIRA, CONJUGADOS COM 40 JUNTAS DE BOIS, POR UM TRAJETO TRAÇADO POR ADRIANO, ATRAVESSANDO  PROPRIEDADS RURAIS, SANGAS E BANHADOS, COM TORAS DE MADEIRA QUE ROLAVAM SOB A MÁQUINA, RECOLOCANDO AS DETRAZ PARA A FRENTE, NUMA VERDADEIRA EPOPÉIA. DEPOIS DE INSTALADO O LOCOMÓVEL PASSOU A MOVIMENTAR MAIS 4 BOMBAS “MERNACK” DE 50, PARA O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS CAPTADAS NAQUELA LAGOA, CUJO JATO D’AGUA ATINGIA 6 MTS.DE DISTÂNCIA.

 

 


 

 

= O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO QUE ERA FEITO QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE POR BARCOS,  FOI MODIFICADO, POIS ADRIANO CONSTRUIU COM RECURSOS PRÓPRIOS O ATERRO DA “TERRA DURA”, A PONTE SOBRE O ARROIO JACARÉ E DEMAIS PONTES E BOEIROS NECESSÁRIOS, ATÉ ATINGIR A ESTRADA CAMAQUÃ-ARAMBARÉ, PERMITINDO A ENTRADA DE CAMINHÕES PARA ESCOAR A PRODUÇÃO.

- CONSTRUIU TODA A ESTRUTURA E INSTALAÇÕES DO COMPLEXO AGRO-INDUSTRIAL DO GUARAXAIM E DE CONTRÔLE DA SALINIZAÇÃO DA LAGOA DO GUARAXAIM, QUE  TINHA LIGAÇÃO COM A LAGUNA DOS PATOS NO LOCAL DENOMINADO”BARRINHA”, ONDE MANTINHA PERMANENTE VERIFICAÇÃO, EFETUANDO SEU FECHAMENTO COM SACOS DE AREIA COLOCADOS NO LOCAL DE ENTRADA D’ÁGUA, AO PRIMEIRO SINAL DE SALGA DA LAGUNA DOS PATOS.

- CONSTRUIU CASAS, ESCOLA PARA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, CONTRATOU PROFESSORA E INSTALOU UMA COOPERATIVA PARA FORNECIMENTO DE GÊNEROS ESSENCIAIS AOS TRABALHADORES.- EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DE MOEDA-CORRENTE NA LOCALIDADE, CIRCULAVA UMA MOEDA LOCAL CUNHADA POR ELE PRÓPRIO.

 

   

 

- NO ANO DE 1941 LANÇOU NO MERCADO BRASILEIRO O SISTEMA DIRETO DE VENDA AO CONSUMIDOR, COM PRODUTO EMBALADO EM SACOS DE 1 E 2 KG, POR ISSO MONTOU UMA FIRMA COM O NOME DE “ARROZ MARÚ”, CONSEGUINDO GRANDE ÊXITO NAS VENDAS. ´A FATALIDADE, PORÉM, LHE RESERVAVA UMA TERRÍVEL SURPRESA, A MAIOR ENCHENTE QUE ASSOLOU O RGSUL, FOI NAQUELE ANO, CAUSANDO-LHE ENORME PREJUÍZO, MAS CONSEGUIU SALVAR PARTE DE SUA PRODUÇÃO , 100.000 SACOS DE ARROZ,  ARMAZENADOS EM SANTA RITA DO SUL.- OUTRA PARTE DE SUA PRODUÇÃO, 50.000 SACOS, ESTAVAM EM UM ARMAZÉM JUNTO AO RIO GUAÍBA EM PORTO ALEGRE E FOI INUNDADO PERDENDO  20.000 SACOS QUE FICARAM MOLHADOS , POR ISSO NÃO CONSEGUIU PAGAR TODO O FINANCIAMENTO DO BANCO.

- EM 1942, COM DÍVIDA DO ANO ANTERIOR, SÓ FOI LIBERADO FINANCIAMENTO MEDIANTE  A NOMEAÇÃO DE UM INTERVENTOR, PARA ADMINISTRAR A GRANJA “SÃO FRANCISCO”, MAS INCONFORMADO COM ESTA DECISÃO ADRIANO  VIAJOU PARA O RIO DE JANEIRO, PARA NEGOCIAR COM ALTA DIREÇÃO DO BANCO DO BRASIL.- LÁ ESTANDO RECEBEU NOTÍCIAS DA SALGA DA LAGUNA DOS PATOS, PASSOU TELEGRAMA PARA O INTERVENTOR PARA O FECHAMENTO DA “BARRINHA”. RECEBENDO RESPOSTA QUE ERA DESNECESSÁRIA TAL PROVIDÊNCIA E QUEM ADMINISTRAVA ERA ELE.- DEMORANDO ALGUNS DIAS PARA VOLTAR, AO CHEGAR DEPAROU-SE COM O IRREPARÁVEL: A ÁGUA SALGADA TINHA INVADIDO A LAGOA DO GUARAXAIM E AS LAVOURAS ESTAVAM IRREMEDIAVELMENTE PERDIDAS. POUCAS COISAS FORAM SALVAS AUMENTANDO MUITO A DÍVIDA COM O BANCO DO BRASIL, ASSIM NÃO TEVE OUTRA ALTERNATIVA SENÃO AFASTAR-SE.

- MAS ADRIANO NÃO ESMORECEU, POIS EM 1943/44 PLANTAVA ARROZ NO ESTADO DO GOIAS SEM FINANCIAMENTO OFICIAL, CONSEGUINDO JUNTAR ALGUM CAPITAL, COM O QUAL NO ANO DE 1944 ESTABELECEU-SE COM O RAMO DE TRANSPORTE COLETIVO, COM LIMOUSINES E DEPOIS EMPRESA DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO ATÉ O ANO DE 1958, ARRENDOU TERRAS EM ITABORAÍ-RJ, ONDE IMPLANTOU UMA PLANTAÇÃO DE LARANJAS.- AINDA EM 1958 PASSOU PARA O RAMO DE ALIMENTAÇÃO  COM ESTABELECIMENTO NO RIO DE JANEIRO, ONDE FORNECIA 500/600 REFEIÇÕES POR DIA.- NO ANO DE 1968 PASSOU PARA O RAMO DE MERCEARIA, ONDE FOI ASSALTADO NO DIA 20/12/70, SENDO ATINGIDO POR UM TIRO FATAL QUE RESULTOU EM SUA MORTE.

- ADRIANO RESIDIU NO RIO DE JANEIRO, MAS COM O CORAÇÃO , PENSAMENTO E ALMA SEMPRE VOLTADOS PARA CAMAQUÃ.






Comentários