SCHEQUER BUCHAIM

 

 

- SCHEQUER BUCHAIM NASCEU NO DIA 14/DEZ/1906, NA CIDADE DE “CHÁCARA”, AO NORTE DO LÍBANO,  SUA FAMÍLIA ERA DE CRISTÃOS-MARONITAS, ALIÁS AQUELE PAÍS POSSUI VÁRIAS CONFISSÕES RELIGIOSAS: MUÇULMANOS SUNITAS, XIITAS, DRUSOS E ALUITAS, CRISTÃOS ORTODOXOS, MARONITAS, CATÓLICOS ROMANOS E PROTESTANTES, PORTANTO, CHEQUER BUCHAIM ESTAVA ACOSTUMADO COM A DIVERSIDADE RELIGIOSA E CULTURAL QUE É MARCA REGISTRADA NO BRASIL, NÃO TENDO QUALQUER DIFICULDADE EM ADAPTAR-SE À SOCIEDADE BRASILEIRA.

- AO QUE TEMOS NOTÍCIAS CHEQUER CHEGOU AO BRASIL COM 18 ANOS DE IDADE, PELO PORTO DE SANTOS EM 1924, DEVE TER SE AMBIENTADO EM SÃO PAULO POIS A COLÔNIA ÁRABE JÁ ERA BEM NUMEROSA.- APÓS RUMOU PARA TAPES, AONDE HAVIA ÁRABES INSTALADOS COM COMÉRCIO, TENDO VISTO QUE CONHECEU SUA ESPOSA, DE ORIGEM SÍRIA, NAQUELAS PARAGENS.- POR ALGUM TEMPO ANDOU MASCATEANDO EM LOMBO DE BURRO NA REGIÃO, QUANDO DEVE TER CONHECIDO CAMAQUÃ, TENDO VINDO A ESTABELECER-SE NO FUTURO NESTA CIDADE.

- OS SIRIOS-LIBANESES REINVENTARAM O COMÉRCIO E DERAM AOS CLIENTES NOVAS OPÇÕES, COMO A OPORTUNIDADE DE PAGAR A PRAZO, E, TAMBÉM, PRATICAVAM O ESCAMBO, OU SEJA, A TROCA DE MERCADORIAS POR OUTROS PRODUTOS, POR AÍ VEMOS COMO CHEQUER BUCHAIM FOI UM INOVADOR NA REGIÃO.

- ESTES IMIGRANTES FIZERAM MUITO MAIS, FORAM, NO DIZER DE JORGE AMADO:”BANDEIRANTES DAQUELES TEMPOS”, DESBRAVANDO E INTEGRANDO O BRASIL, NUMA ECONOMIA RURAL EM QUE O COLONO ERA EXPLORADO PELOS PROPRIETÁRIOS DAS TERRAS,  OS MASCATES REPRESENTAVAM: “UMA FELIZ CONCORRÊNCIA AO ARMAZÉM DO PATRÃO”.

- ASSIM, A CONDIÇÃO INICIAL DE MASCATE DE CHEQUER BUCHAIM É UMA LIÇÃO DE VIDA: “QUE É POSSÍVEL VENCER PRECONCEITOS E DIFICULDADES, BASTANDO SER CRIATIVO E TRABALHAR BASTANTE”.

- INICIALMENTE EM TAPES, COM PEQUENO NEGÓCIO DE AVIAMENTOS OU SECOS E MOLHADOS, CONHECEU ADALIA LEITUNE ABECHE, IMIGRANTE SÍRIA, COM QUEMCASOUE TIVERAM OS FILHOS: SADI, CARLOS, LÍDIO, LAURO, NELSON E HOMERO.

- VENDO NOVAS OPORTUNIDADES COM PRODUÇÃO ARROZEIRA E EMPREENDEDORISTA NATO, SEMPRE A PROCURA DE NOVAS OPÇÕES, FIXOU-SE EM ARAMBARÉ, À ÉPOCA 2º. DISTRITO DE CAMAQUÃ.- INICIALMENTE ESTABELECEU-SE COM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARROZ, ERA UMA ÉPOCA DIFÍCEL POIS NÃO HAVIAM ÓRGÃOS PROTETORES DA AGRICULTURA, CRÉDITO AGRÍCOLA OU MERCADO REGULADOR, BEM AÍ QUE ELE SE SOBRESSAI.- ASSIM, COMO NÃO HAVIA CRÉDITO AGRÍCOLA ELE PRÓPRIO COMEÇOU A FINANCIAR LAVOUREIROS NA REGIÃO, BUSCANDO RECURSOS EM SÃO PAULO, JUNTO À “PATRÍCIOS” E DEPOIS COM RECURSOS PRÓPRIOS, CHAMADO INCLUSIVE DE “BANCO AMBULANTE”, POIS NÃO NEGAVA CRÉDITO A NINGUÉM, NA REALIDADE, OS ÁRABES REINVENTARAM O COMÉRCIO COM O CRÉDITO.

- O TRANSPORTE DO CEREAL NAQUELE TEMPO ERA DIFÍCIL, POIS AS ESTRADAS ERAM TERRÍVEIS E NEM SE FALAVA NA BR 116,- CHEQUER PARA VIABILIZAR SEU EMPREENDIMENTO, MONTOU SUA PRÓPRIA EMPRESA DE NAVEGAÇÃO (VELOZ), - E MAIS, COMEÇOU TAMBÉM A PLANTAR ARROZ PARA ABASTECER  SUA INDÚSTRIA, ALÉM DA CRIAÇÃO DE GADO.

 


 

- ASSIM TRANSFORMAR DIFICULDADE EM OPORTUNIDADES JÁ ERA REALIZADO POR CHEQUER BUCHAIM HÁ MUITO TEMPO ATRAZ, EM CAMAQUÃ, TAPES E ARAMBARÉ.

- ALÉM DOS NEGÓCIOS TEVE, TAMBÉM, UMA VIDA SOCIAL PARTICIPATIVA, FOI SÓCIO-FUNDADOR DO CLUBE COMERCIAL DE CAMAQUÃ E DEPOIS DO CLUBE NAVEGANTES EM ARAMBARÉ, DO QUAL, CHEGOU A SER PRESIDENTE.

 


 

 

- CONTIBUIU PARA MANUTENÇÃO DE ESCOLAS E CRECHES, NÃO ERA RELIGIOSO PROPRIAMENTE DITO, PORÉM, A IGREJA SEMPRE PODE CONTAR COM SUA AJUDA, EM PARTICULAR A PARÓQUIA N S NAVEGANTES DE ARAMBARÉ.

- QUANDO DA CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA USINA DE ELETRICIDADE DE ARAMBARÉ, O PREFEITO DE CAMAQUÃ SR. NEY DA SILVA AZAMBUJA CONSTRUIU O PRÉDIO, SENDO QUE O MAQUINÁRIO FOI COMPRADO POR CHEQUER BUCHAIM.- AJUDOU MUITO A DESENVOLVER O BALEÁRIO QUANDO NEM SE PENSAVA EM ARAMBARÉ COMO PRAIA, TENDO CONSTRUIDO UM PRÉDIO COM ESTE FIM, NAS IMEDIAÇÕES DE ONDE HOJE É A PRAÇA CHEQUER BUCHAIM, HOMENAGEM POR ELE RECEBIDA DA MUNICIPALIDADE.

 

 

- FALECEU EM 16/JUL/1980, NA CIDADE DE PORTO ALEGRE, RS, AOS 74 ANOS DE IDADE

Comentários